domingo, 1 de setembro de 2013

Os inseparáveis cálcio e fósforo

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre o cálcio e a necessidade do seu equilíbrio com o fósforo.

Como eu já publiquei um post sobre o fósforo, eu vou me ater ao cálcio.

O equilíbrio entre o cálcio e o fósforo é necessário para que o nosso corpo se mantenha saudável, pois esses minerais são essenciais para a construção de nossos ossos e para que eles se mantenham firmes e fortes.


                                                    fonte: cartilha "De mãos dadas com você"


Conforme a enfermeira Sinaia Canhada, na cartilha: "De mãos dadas com você por uma melhor qualidade de vida em diálise": "Quando os rins funcionam bem, são eles que mantém o equilíbrio entre o cálcio e o fósforo, pela excreção do excesso de fósforo pela urina e pela produção de uma vitamina chamada D3, que é a responsável pela absorção de cálcio nos intestinos, cálcio este que vem dos alimentos. Rins que não funcionam adequadamente não conseguem eliminar o excesso de fósforo, e este tende a se acumular, nem produzem Vitamina D3, ocasionando uma queda na quantidade de cálcio no sangue. Quando isso ocorre, um hormônio chamado PTH retira o cálcio dos ossos para tentar aumentar a quantidade de cálcio no sangue. Esse esforço do corpo para corrigir o balanço, retirando cálcio diretamente dos ossos, pode fazer com que estes se tornem fracos e quebrem com muita facilidade."

O PTH é um hormônio produzido pela paratireoide. Ele é responsável pelo controle dos níveis sanguíneos de cálcio, fósforo e Vitamina D. Isto é feito da seguinte forma: o PTH retira o cálcio dos ossos, aumenta a eliminação renal de fósforo e estimula a produção renal de Vitamina D ativada. Porém, a insuficiência renal causa a falta, total ou parcial, de produção de Vitamina D pelos rins e o excesso de fósforo no sangue, pois os rins doentes não conseguem mais excretá-lo, e a única função do PTH passa a ser retirar o cálcio dos ossos. Consequentemente, o fósforo não baixa e o nível de Vitamina D não sobe, devido ao não funcionamento dos rins, mas as paratireoides continuam sendo estimuladas incessantemente para produzir o PTH, com a finalidade de restabelecer este desiquilíbrio,  o que pode causar o hiperparatireoidismo. As primeiras providências para cessar a produção do PTH são tomar Vitamina D3, via oral, e um medicamente para bloquear a absorção do fósforo, sendo que o mais utilizado desde 2001 é o Renagel, que é fornecido gratuitamente pelo SUS.

É bom lembrar que apenas parte do fósforo é retirado na diálise. Então, a nossa participação ativa é fundamental para manter o cálcio e o fósforo em equilíbrio, ou seja, temos que evitar comer alimentos rico em fósforo e usar corretamente as medicações prescritas. Os sintomas que indicam que o fósforo possa estar elevado é a presença de coceiras em todo o corpo, dores e fraqueza nos ossos, endurecimento do coração, pulmão e dos vasos sanguíneos. Fique sempre atento!

O carbonato de cálcio e o acetato de cálcio são as medicações utilizadas para a normalização do cálcio e para a redução do fósforo. Além dessas, é necessário a ingestão da Vitamina D3, geralmente por via oral, para que seja absorvido o cálcio presente nos alimentos, no carbonato de cálcio e no acetato de cálcio.

O maior prejudicado por este desequilíbrio entre o cálcio e o fósforo são os seus ossos. Por isso, coma a quantidade de proteína recomendada pelo seu nutricionista, evite alimentos que aumentem o seu nível de fósforo, como os refrigerantes à base de cola; as cervejas; os peixes, principalmente a sardinha, os embutidos, vísceras e queijos amarelos, e tome corretamente as medicações prescritas.


                                                    fonte: cartilha "De mãos dadas com você"

Os principais alimentos fontes de cálcio são o leite e seus derivados. Como há restrição no seu consumo, pela elevada presença de fósforo e pela restrição proteica do dialisado, a maioria das vezes há a necessidade da suplementação com cálcio, que deve se ingerido longe dos horários das refeições.

Podemos ver que os alimentos são essenciais para o nosso organismo, mas o paciente renal crônico precisa de uma dieta individualizada para poder ficar equilibrado e ter uma boa qualidade de vida.


"O segredo do sucesso é a constância para o objetivo." (Benjamim Disraeli)

Vamos fazer uma alimentação equilibrada e garantir um bom estado nutricional!!!

Com carinho,

Helô

OBS:  #bloghemodiário: acessem a minha página do facebook chamada Blog Hemodiário e curtam. Lá, eu publico pequenos post com dicas, curiosidades e novidades. É muito interessante!!! 

2 comentários: