quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fósforo, o grande vilão

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre a importância do fósforo para o nosso organismo e perigo do seu excesso.

O fósforo é um mineral que, juntamente com o cálcio, é responsável por manter nossos ossos e dentes saudáveis. Os rins tem importante papel na manutenção de quantidades adequadas de fósforo e cálcio no organismo. Ele vem principalmente da alimentação.


                                                             fonte: saude com inteligencia


Para que o nosso corpo se mantenha saudável, é preciso que exista um equilíbrio entre o cálcio e o fósforo

Quando os rins funcionam bem, são eles que mantêm o equilíbrio entre o cálcio e o fósforo, pela excreção do excesso de fósforo pela urina e pela produção da vitamina D, que é a responsável pela absorção de cálcio nos intestinos, cálcio este que vem dos alimentos.

Quando os rins não funcionam adequadamente, eles não conseguem eliminar o excesso de fósforo, e este tende a se acumular, nem produzem vitamina D, ocasionando uma queda de cálcio no sangue. Quando isso ocorre, um hormônio chamado PTH retira cálcio dos ossos para tentar aumentar a quantidade de cálcio no sangue. Esse esforço do corpo para corrigir o balanço, retirando cálcio diretamente dos ossos, pode fazer com que estes se tornem fracos e quebrem com muita facilidade.

Parte do fósforo é retirado na diálise, mas os métodos dialíticos sozinhos não conseguem manter o equilíbrio do cálcio e do fósforo. É necessário a sua participação ativa para que se consiga manter esta balança em equilíbrio.

O fósforo, que é o grande vilão desta história, é parcialmente retirado na diálise. Então, se você comer alimentos com muito fósforo, ele facilmente se acumulará em seu organismo. O fósforo está presente em um grande número de alimentos. Um dos sintomas que indica que o fósforo possa estar elevado é a presença de coceira no corpo. Portanto, fique atento a este desconforto. Mas não fique preocupado, pois este desequilíbrio pode ser controlado por você. Como?
  • evite comer alimentos ricos em fósforo;
  • use corretamente as medicações prescritas

Além da coceira em todo corpo, o excesso de fósforo pode causar doenças ósseas (dores, enfraquecimento e quebra dos ossos) e calcificação (endurecimento) de tecidos moles, como vasos sanguíneos, coração e pulmão.

Para reduzir ou controlar o fósforo plasmático, temos 3 procedimentos a adotar:
  • dieta;
  • diálise;
  • quelantes de fósforo

A dieta adequada é composta de alimentos ricos em fósforo que devem ser consumidos nas quantidades recomendadas e de alimentos ricos em fósforo que não devem ser consumido.se divide em alimentos.

Os alimentos que devem ser consumidos são:
  • carnes em geral: boi, frango, peixe e porco;
  • leite e derivados de leite: queijo, iogurte, requeijão e doces à base de leite como sorvete, doce de leite, chocolate;
  • ovo;
  • feijão e outros "feijões", como lentilha, grão de bico, ervilha e soja

Os alimentos que NÃO devem ser consumidos são:
  • outras carnes: sardinha, atum, miúdos de frango, fígado de boi, linguiça, salsicha, presunto, mortadela, salame, hambúrguer;
  • amendoim e preparações ã base de amendoim, castanha de caju, nozes ou avelã; refrigerantes à base de cola (Coca-Cola, Pepsi-cola);
  • cerveja.

Cuidado com a ingestão de produtos industrializados (pudim, manjar, torta, bolo e queijo processado), pois eles contem aditivos alimentares ã base de fósforo.

O quelante de fósforo é um medicamento que tem a função de evitar que o fósforo do alimento vá para o sangue. Ele gruda no fósforo presente no alimento e o elimina nas fezes.

Os quelantes mais utilizados são: Carbonato de Cálcio, Acetato de Cálcio e Sevelamer (Renagel). Estes são prescritos conforme as necessidades de cada paciente.

Os quelantes devem ser tomados durante as refeições e lanches que contenham alimentos com grande quantidade de fósforo, inclusive no lanche da hemodiálise, conforme orientação do médico ou nutricionista.


                                                                   fonte: spa colonial med


"Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade." (Harry F. Banks) 

Assim, aprendemos que a alimentação equilibrada é a melhor maneira de garantir o bom estado nutricional de quem faz diálise. Portanto, depende de nós a atitude de fazermos uma alimentação adequada e evitarmos maiores danos ã nossa saúde!!!


Com carinho,

Helô

35 comentários:

  1. Parabens pelo site Helo.
    Iniciei a fazer hemmdialise ontem, dia 22/07, e achei seu site.
    Me ajudou a diminuir algumas preucupacoes.
    Voce sabe algo sobre o lado trabalhista?

    Abraco,

    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Rafael!
    Fico feliz em saber que o meu blog te ajudou em alguma coisa, pois esta foi uma das finalidades que resolvi fazê-lo.
    Compartilhar as minhas experiências e os meus aprendizados foi a minha intenção.
    Em relação ao lado trabalhista, você tem direito ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, depende do teu caso.
    Aqui em São Paulo, você tem que agendar uma perícia médica no SUS através do telefone 135. Agendada a data da perícia, você deve pedir ao médico da tua Clínica de Hemodiálise um laudo pericial, atestando que você faz hemodiálise e se está ou não na lista para transplante.
    O benefício é imediato. Caso você esteja inscrito na lista para transplante, o teu benefício será temporário, necessitando nova perícia de tempos em tempos. No meu caso, o prazo do benefício foi de 6 meses.
    Com tempo, leia os outros posts do meu blog que acredito que te ajudarão.
    Boa sorte e muita força nessa nova fase.
    Com carinho,
    Helô

    ResponderExcluir
  3. Tenho um grande problema com coceiras, quw me deixam absolutamente "louco". Já conversei com diversos medicos, nefros inclusive, mas que não souberam me dar uma resposta ao problema. Eu não tenho mais rim, o que exige todo o cuidado com a dieta, qye, a principio, é a única solução. Faço hemodiálise trez vezes por semana, mas não acredito que a máquina "limpe" tudo. A senhora teria alguma maneira de aliviar o problema. Desde já agra-deço.

    ronaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ronaldo!
      A taxa de fósforo elevada (acima de 5,5) pode causar coceira. Mas se o teu nefrologista não resolveu o problema, provavelmente a tua coceira não é causada pelo fósforo elevado.
      Como a doença renal crônica é muito complexa, eu não arrisco um palpite sobre a causa da tua coceira.
      Desejo que você resolva o problema o mais rápido possível!
      Abraço, Helô

      Excluir
  4. Muito bom esse site,amei,bem elucidado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata por compartilhar. Li e esclareci várias dúvidas . As vezes fazemos coisas e nem sabemos quem iremos ajudar ... vc me ajudou com essa informação preciosa sobre o fósforo . Deus te abençoe querida

      Excluir
  5. Meu indice de fósforo está em 5,4 devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andréia!
      A taxa normal do fósforo é de 3,5 a 5,5. Então, neste exame a tua taxa está normal.
      É bom lembrar que temos que controlar a ingestão de fósforo todos os dias!
      Abraço, Helô

      Excluir
  6. Olá,

    A uns 15 dias eu tive alguns problemas com formigamento e coceira no rosto e fui fazer uns exames em particular, pois em agosto ja tinha feito um checkup com médico, e desta vez fiz exame de fosforo e b12, minha b12 esta 345 e fósforo 6,4... deveria me preocupar? o restante dos exames estão perfeitos. As vezes essa coceira e formigamento me irritam de uma tal forma rsrs, obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robson!
      A orientação que recebo na minha clínica é a de que a taxa do fósforo para pacientes em hemodiálise deve ficar entre 3,5 e 5,5. De modo que você deve controlar a tua alimentação para ficar dentro desses parâmetros e assim evitar as coceiras e problemas ósseos.
      Tem uma tabela ótima chamada TACO, na qual você encontra a quantidade de fósforo dos alimentos e assim você poderá calcular o que come e tentar consumir cerca de 800 mg por dia.
      Boa sorte!!!
      Com carinho, Helô

      Excluir
  7. Faço hemodiálise desde 06/2013, até então não passei por grandes problemas, porém no último ano aumentou a dificuldade em manter fósforo e potássio equilibrados, o PTH já registra 576. Estou me esforçando na dieta há alguns meses, porém sem o resultado esperado.

    Parabéns pelo blog Hêlo, muitos colegas nossos se vão antes do tempo, apenas por falta de informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas gentis palavras!!!
      Eu consulto regularmente a TACO, que é uma tabela de composição dos alumentos, e calculo o fósforo e potássio. Nós podemos consumir cerca de 800 mg de fósforo por dia e 1500 mg de potássio.Dê uma olhada nesta tabela e anote de vez em quando o quanto destes elementos vocè consome por dia para ter uma ideia.
      Boa sorte!!!
      Um forte abraço, Helô

      Excluir
  8. Olá pessoal.Achei muito válido o Blogger e gostaria de passar um pouco da minha estrada.O descontrole do Fosforo é algo que deve realmente ser acompanhado com muita cautela.No meu caso chegue a 9 se tive 6 meses contínuos de coceira absurdas.Afetou muito minha mente pois eram 24 horas de martírio.
    Acabei por extrair minha Paratireoide pois meu pth estava em 2000 e já não havia como controlar.depois descobri um medicamento chamado calcicanet que controla o Pth.Vale a pena.Hm

    ResponderExcluir
  9. Ola, meu fosforo varia muito,,, p coceira passo fenergam pomada e alivia um pouco. Ate Xilocaina na pele ja passei. Deve ser melhor do que se arranhar e se ferir,,, mas nao sou medico, so relatando o que fiz.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho 65anos. Faço hemodiálise a 5meses, não posso ser transplantado por causa de complicações cardíaca. Terei q ficar na hemodiálise p o resto da vida. Sou diabético, tenho pressão alta e também estou com problemas de mta coceira. Já usei vários remédios, loção. Tds receitados pela nefro. Meu fósforo está normal. Até sabonete p sarna estou usando. Ainda n descobri o motivo p tanta coceira. Sinto q estou mto fraco, ossos fracos. Tenho uma perna amputada por causa do diabetes e a outra fraturei. Sei q a caminhada n será fácil, n se sabe qnto tempo será nossa estadia nesse mundo. Mas Deus está no comando e tento viver cada instante o melhor possível. Parabéns por partilhar conosco esse blog com suas experiências. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Procure um medico sobre essa coceira amigo ... pode ser sinal de alguma doença silenciosa. Vá a procura de um bom clinico ta? Ou até seus nefrologistas ... pode ser sinal de Ca. Deus te abençoe!

      Excluir
  11. Parabéns pelo blog. Faço hemodiálise a um ano e meio e meu fósforo está alto. Sinto uma coceira terrível no meu rosto. Nenhum médico havia me dito que era por causa do fósforo. Recentemente me recomendaram tomar SEVELAMER (RENAGEL), mas é muito caro (R$ 1.400,00).
    Gostaria de saber se o carbonato de cálcio é tão eficiente quanto o se ela merece.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Luiz!
      O Renagel é fornecido gratuitamente pelo SUS através das farmácias de alto custo.
      Na minha clínica, uma funcionária pede os remédios para a farmácia de alto custo e entrega aos pacientes.
      Preste bem atenção nos alimentos com fósforo que você consome. Há uma tabela da Unicamp, chamada TACO, que fornece a quantidade de fósforo nos alimentos. Nós só podemos consumir 800 mg por dia. Marque o que você consome, pelo menos no começo até você aprender.
      Abraço, Helô

      Excluir
  12. Parabéns sabendo disso vou mim organizar melhor meus alimentos, eu estou com o fósforo um pouquinho alto por ter ingerido carne em abundância A minha nutricionista aumentou meu renagel.Ainda estou com coseira pelo o corpo mais estou bem melhor.

    ResponderExcluir
  13. Olá, José Ednaldo!
    Controle os alimentos que tenham muito fósforo. Eu usava a tabela da Unicamp, chamada TACO. Anotava e tentava ingerir em torno de 800 mg por dia, que é o permitido.
    Lembre-se de tomar o Renagel durante as refeições para minimizar a absorção do fósforo.
    Boa sorte!
    Abraços, Helõ

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!
    Vejam também estas informações sobre este tema:
    https://onsalus.com.br/fosforo-alto-causas-e-tratamento-249.html

    ResponderExcluir
  15. Procurando informações sobre TX de potássio e fósforo, vi este blog, e gostei muito de todas as informações, tbm sofro com muita coceiras, comecei prestar atenção no alimento, e percebi que foi banana. Será isto vdde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Dalva!
      Não tenho conhecimento sobre a banana causar coceira. O que sei é a coceira ser causada pela alta taxa de fósforo em doentes renais crônicos.
      Abraço,
      Helô

      Excluir
  16. Procurei informações sobre tx de fósforo e potássio, encontrei este blog, e gostei muito, eu percebi que qdo eu como banana prata, a coceira ataca, pois médicos nenhum até hoje descubriram a razão, então devemos pesquisar, prestar atenção no que nos faz mal. Foi aí que vi este blog. Olha Deus te abençoe grandemente, pelas orientações, pelo seu testemunho. Em suas pesquisas, vc acredita nesta situação que comentei sobre a banana, antes havia desconfiado, mas agora confirmei, o que devo fazer? Na sua opinião?
    Um abraço
    Dalva

    ResponderExcluir
  17. Procurando informações sobre TX de potássio e fósforo, vi este blog, e gostei muito de todas as informações, tbm sofro com muita coceiras, comecei prestar atenção no alimento, e percebi que foi banana. Será isto vdde?

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde Helô,

    Quero agradecer pela ótima informação sobre o fósforo e lhe desejar um FELIZ NATAL com muiiiittta saúde.
    Eu faço diálise há 3 meses, nas primeiras semanas o cateter me causava muito desconforto, agora já estou mais tranquilo e adaptado a minha nova vida.
    Fale um pouco do seu transplante: como foram os primeiros dias e agora...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Reginaldo!
      Obrigada pelas gentis palavras!
      Tudo que eu faço a vida é com muita verdade e muito carinho.
      Já vai fazer 4 meses que eu fiz a transplante e no primeiro ano a nossa imunidade fica muito baixa. No momento, eiu estou internada para receber um medicação pela veia chamada Ganciclovir para tratar o Citomegalovírus. Vou passar o Natal e o Réveillon internada. Não é muito alegre, mas eu farei de tudo para preservar o meu tão sonhado rim.
      Um Feliz e abençoado Natal e um 2018 com muitas alegrias e realizações!!!
      Abraço

      Excluir
  19. Oii .costumo ter o fósforo elevado tenho pth alto queria sabe alimento que posso fazer uso sem susto e oque aumenta o fósforo e como faço pra fazer uma dieta .

    ResponderExcluir
  20. Edson Shimabukuro
    faco dialize 2 anos fosforo alto muita coceira principalmente calor
    como faco melhorar watsap 988913179 muito obrigado

    ResponderExcluir
  21. ola Helô, Achei seu blog por acaso e definitivamente de todas as pesquisas e resultados não existe respostas melhores que a de quem viveu e passou pelo que eu e muitas passam, parabéns pelo que vc esta fazendo, por favor não pare , tudo isso nos ajuda muito. agora uma duvida que eu tenho é se vc sabe me dizer em quais frutas se concentram maiores quantidades de Fósforo?
    muito obrigado......Caio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caio!
      Muito obrigada pelas gentis palavras!
      Não sei te informar quais frutas concentram mais fósforo, uma vez que para quem faz diálise as frutas são limitadas pela alta concentração de potássio. Mas consulte a tabela de composição de alimentos (TACO), a partir da página 26, que você poderá ter esta resposta. O site é http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf
      Abraço, Helô

      Excluir
  22. Bom dia Helô,

    muiito bom esse trabalho social que voce está realizando com orientação médica. Gostaria de saber se esse procedimento que voce utilizou foi durante a Hemodiálise ou agora após o transplante.Agradeço e desejos de sucesso na sua nova jornada. Forte abraço, Clenes Fernandes de Oliveira. Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Clenes!
      Tive um problema no blogger para responder comentários, por isso estou te respondendo só hoje.
      Esse procedimento, eu utilizava durante a hemodiálise. Como transplantada, a vida é normal e a preocupação é a higiene e conservação dos alimentos e tomar os remédios sempre e no horário certo.
      Obrigada pelas gentis palavras. Abraço, Helô

      Excluir