quinta-feira, 13 de junho de 2013

Hemodiálise e a matemática dos líquidos

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre a necessária matemática da ingestão de líquidos que devemos fazer diariamente para evitar graves problemas ou até mesmo a morte.

Os rins são órgãos essenciais no organismo. Seu papel principal é remover toxinas e excesso de água do indivíduo. Eles também ajudam no controle da pressão arterial e da acidez do sangue; além de produzirem hormônios como a eritropoietina, essencial para evitar anemia, e a vitamina D que tem sido estudada por sua ação importante nos ossos e possível ação protetora no coração e na prevenção de tumores.

Quando os rins não funcionam de forma eficiente, ocorre uma redução no volume de urina produzida, fazendo com que se acumulem líquidos e substâncias tóxicas no organismo, pois eles não estão sendo eliminados. Desse modo, o tratamento recomendado é a diálise (diálise peritoneal e hemodiálise) ou o transplante renal.

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção dos líquidos e substâncias tóxicas do sangue com o auxílio de uma máquina, como se fosse um rim artificial. É um processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue, como a creatinina e a ureia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica e aguda, quando o organismo não consegue mais eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

As pessoas que tenham a função renal normal devem beber de 2 a 3 litros de líquidos por dia. Já as que estão em tratamento de hemodiálise devem prestar muita atenção na quantidade de líquidos a serem ingeridos, pois este controle é o que garante uma vida normal do dialisado.  O ganho de peso entre uma sessão e outra é o resultado do balanço entre a entrada e saída de líquidos do organismo.


                                                             

O ganho de peso ideal entre diálises deve ser de no máximo 2 a 2,5kg ou 3 a 4% do peso corporal.

O primeiro passo a saber é qual o seu peso correto. O chamado peso seco, que é o peso normal, sem retenção de líquidos, com o qual você não apresenta sinais de edema (inchaço), sua pressão arterial está normal e seu pulmão está livre de água. Este é determinado pelo médico no início da diálise.

Se o seu peso seco é 80kg, basta multiplicá-lo por 4% e o resultado, 3,2kg, será o seu ganho máximo de peso entre uma diálise e outra.

Uma maneira de evitar o acúmulo excessivo de líquidos é aprender a controlar a quantidade que você ingere. Esta quantidade depende muito se você está urinando e o quanto você urina por dia, mais uma quantidade de 10 a 15 ml por quilo de peso. Assim, se você pesa 80kg e urina 300ml, você pode tomar 1.500ml de líquidos (80 x 15ml = 1200ml + 300ml de urina = 1500ml).

É bom lembrar que todos os alimentos contem água, inclusive carnes, verduras e, principalmente, frutas como mexerica, laranja, abacaxi, melão e melancia. Preste atenção principalmente nos alimentos abaixo:
  • água
  • bebidas alcoólicas
  • café
  • chá
  • chimarrão
  • gelatina
  • mingau
  • gelo
  • leite
  • refrigerante
  • sopa
  • sorvete
  • sucos
  • pudim

Uma maneira mais simples de controlar a ingestão de líquidos é ingerir 500ml de líquidos, levando em conta apenas os facilmente calculáveis, como os listados acima, mais o volume de urina de 24 horas. Assim, os líquidos das carnes, frutas e verduras, que são de difícil medição, serão desconsiderados, bem como o cálculo de 10 a 15ml por kg de peso corporal.

Regra geral é não ganhar mais de 2kg entre uma sessão de hemodiálise e outra e 3kg no final de semana.

Cuidado com o sal e com os alimentos ricos em sal (enlatados, conservas, presuntos, queijos, salames, pizzas, molhos prontos, salgadinhos e alimentos pré-preparados, como: congelados, nuggets, hambúrgueres). pois eles provocam muita sede. Assim, o sal é um grande "veneno", porque provoca sede, retém líquidos e eleva a pressão arterial.

O elevado ganho de peso entre as sessões de diálise afeta os pulmões e o coração, colocando a sua vida em risco.

Quando o inchaço está presente nas pernas e tornozelos, significa que você tem de 3 a 4 quilos de líquidos acumulados. Esses se distribuem por todo o corpo, mas no pulmão eles causam falta de ar e podem levar ao edema agudo de pulmão, colocando a sua vida em risco. Outro órgão que é muito prejudicado com esse ganho excessivo de peso é o coração, porque ele se esforça muito para bombear o sangue de forma eficiente e com o tempo perde a força e não aguenta esta sobrecarga, perdendo essa capacidade de bombear o sangue  eficientemente, fazendo surgir as complicações cardiovasculares, como o infarto e a insuficiência cardíaca, que são de difícil recuperação e as principais causas de morte para quem faz diálise.

O ganho excessivo de peso entre as diálises também pode causar algum mal-estar durante a hemodiálise, como hipotensão, náuseas, vômitos e câimbras, e após, que você não tenha vontade de fazer nada, como não ter vontade de comer, de conversar com amigos ou familiares, de sair, devido à retirada rápida de líquidos (3 a 4 horas de hemodiálise os líquidos acumulados em 44 horas, entre as sessões, ou 68 horas, no final de semana).

Por fim, o controle da pressão arterial está diretamente relacionado com a ingestão de sal e com a retenção de líquidos, pois, se você tem um aumento do volume dos líquidos circulando nos seus vasos sanguíneos e estes permanecem na mesma quantidade e tamanho, então haverá uma maior resistência à passagem do sangue. Com isso, a pressão arterial se elevará e, com o tempo, sobrecarregará o coração.

                                  
                                                         fonte:  farmácia roval
                                                     
Algumas dicas para controlar melhor a ingestão de líquidos:
  • evite comer alimentos com muito sal e muito açúcar;
  • no supermercado, observe a quantidade de sódio nos rótulos dos produto;
  • utilize molhos caseiros sem sal;
  • consuma frutas geladas e no período entre as refeições;
  • quando sentir sede, chupe uma pedra de gelo ou coloque um pouco de creme dental na boca;
  • quando sentir a boca seca, masque chiclete de hortelã sem açúcar para estimular a salivação e umedecer a boca, ou faça bochechos com água gelada e jogue fora;
  • tome seus remédios juntamente com as refeições;
  • evite sopas e caldos;
  • esprema um pouco de limão na água;
  • coloque em uma garrafa a quantidade de água a ser ingerida durante o dia para melhor controle de líquidos;
  • utilize copos pequenos para tomar líquidos;
  • tome bebidas geladas, que satisfazem mais a sede.

Vamos fazer um adequado controle dos líquidos para levarmos uma vida normal e evitarmos sintomas indesejados e nocivos!!!


"A arte de viver se assemelha-se mais a luta do que à dança, porque é preciso estar preparado e firme para enfrentar o que vier e não o que pode ser previsto." (Marco Aurélio, Imperador Romano)


Com carinho,
Helô

Nenhum comentário:

Postar um comentário