sexta-feira, 24 de maio de 2013

Hemodiálise e a importância da proteína

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre a importância da ingestão de proteína para as pessoas que fazem hemodiálise.        

Inicialmente, retirei algumas informações do site da UFSC sobre o que são as proteínas e a sua importância nos tratamentos de diálise, que são: 
  • As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
  • São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.
  • A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida. 




O curso de atualização em nutrição clínica da UNIFESP virtual, nos ensina que: 
  • Apesar do grande desenvolvimento científico e tecnológico nas terapias de reposição renal, a morbidade e a mortalidade da população em diálise continuam elevadas.
  • Entre os vários fatores que afetam adversamente esses pacientes, a desnutrição energético-protéica  é um dos mais importantes.
  • De fato, a prevalência de desnutrição energético-protéica na população de pacientes em diálise é bastante elevada variando de 23 a 76% nos pacientes em hemodiálise (HD) e de 18 a 50% nos pacientes em diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD).
  • Estudos mostram que a ingestão de proteínas está diminuída em pacientes em hemodiálise, variando em média de 0,94 a 1,0 g/kg/dia, de forma que aproximadamente metade dos pacientes tem ingestão inferior a esses valores.
  • Tomando os poucos estudos que avaliaram diretamente a necessidade protéica de pacientes em hemodiálise, estima-se que cerca de 1,2 g/kg/dia de proteína é necessário para promover balanço nitrogenado neutro ou positivo na maioria dos pacientes clinicamente estáveis em hemodiálise.
  • Pacientes em diálise peritoneal ambulatorial contínua tem o fator adicional da maior perda diária de proteínas, de forma que a prescrição de 1,3 g/kg/dia de proteína diminui a possibilidade de  balanço nitrogenado negativo. Em ambos os casos pelo menos 50% das proteínas devem ser de alto valor biológico.


Conforme pudemos observar, é fundamental a ingestão de proteínas diariamente, porém, sem excessos. Devemos comer sempre carne, frango, peixe ou ovo na refeição do almoço e do jantar. Já em relação ao leite, podemos substitui-lo por iogurte ou queijo.



Assim, por exemplo, uma pessoa que pesa 80 Kg e faz hemodiálise deverá consumir 96g de proteína diariamente (1,2 g/kg/dia).

As tabelas abaixo coladas demonstram o teor de proteína de acordo com o valor biológico em alimentos usualmente consumidos.


Proteínas de Alto Valor Biológico:


ALIMENTO

QUANTIDADE (g)

MEDIDA USUAL

PROTEÍNA (g)

Leite de vaca

200

1 copo médio

7

Iogurte

200

1 pote

7

Queijo

30

1 fatia

7

Ovo de galinha

50

1 unidade

6,4

Carne bovina

85

1 bife médio

19,5

Frango

85

1 peito pequeno

18,7

Peixe

85

1 filé médio

16

Fonte: Unidade de Nefrologia do Hospital Samaritano de São Paulo

Proteínas de Baixo Valor Biológico:


ALIMENTO

QUANTIDADE (g)

MEDIDA USUAL

PROTEÍNA (g)

Feijão

120

8 colheres de sopa

9,4

Ervilha

100

5 colheres de sopa

6,7

Lentilha

120

8 colheres de sopa

6

Pão

50

1 unidade

5

Macarrão

125

1 prato raso

4

Arroz

100

5 colheres de sopa

2

Batata

110

1 unidade média

2

Fonte: Unidade de Nefrologia do Hospital Samaritano de São Paulo


CUIDADO: A ingestão excessiva de proteínas acarreta no organismo aumento da ureia e fósforo. Portanto, calcule quantos gramas você poderá ingerir por dia e distribua durante as refeições: café da manhã, almoço e jantar. Claro que você deverá sempre consultar uma nutricionista.
"A perseverança não é uma longa corrida; ela é muitas corridas curtas, uma depois da outra."  (Charles W. Elliot)


Vamos consumir a quantidade necessária de proteína  para que o nosso organismo funcione adequadamente e afastemos a desnutrição decorrente da diálise. É possível! Vamos lá!!! 


Com carinho,
Helô

OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário