terça-feira, 28 de maio de 2013

A energia dos carboidratos e açúcares

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre a importância dos carboidratos (biomoléculas mais abundantes na natureza) ou açúcares (carboidratos mais simples) em nossa alimentação, focando, como sempre, nas pessoas que fazem hemodiálise.

A nutrição é tão importante como a medicação no tratamento de pessoas em diálise (diálise peritoneal e hemodiálise). Durante a diálise, resíduos metabólicos são removidos, como excesso de líquido corporal, aminoácidos, peptídeos e vitaminas hidrossolúveis, sendo que só poderão ser repostos com a alimentação. Assim, uma alimentação equilibrada deve conter os principais nutrientes: carboidratos ou açúcares, lipídios ou gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e fibras.     

A dieta, ou alimentação equilibrada, do paciente renal crônico tem que ser individualizada, pois  pode variar em função da causa de sua função renal (hipertensão, diabetes etc), do tipo de tratamento (conservador, diálise peritoneal ou hemodiálise) e do resultado de seus exames mensais de rotina, colhidos durante o tratamento.

As principais orientações nutricionais para os pacientes renais referem-se à ingestão de líquidos, proteínas, sódio (sal), potássio e fósforo. Entretanto, devemos, também, nos mantermos atentos a esse nutriente tão importante à composição da nossa dieta diária.
Os carboidratos ou açúcares atuam como a principal fonte de energia para que o organismo consiga manter todas as atividades normais. Os principais alimentos que contém carboidratos são:
  • cereais [arroz, milho, trigo (farinha, pão, macarrão), centeio, aveia, cevada];
  • leguminosas (grão de bico, feijão, lentilha, soja);
  • batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame;
  • frutas, legumes, verduras, leite e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada);
  • açúcar, mel e doces.   
Fonte: Tudo DiTudo

Os alimentos fontes de carboidratos são também fontes de outros nutrientes. Atenção na hora de utilizá-los, principalmente aqueles ricos em proteínas, cálcio, fósforo e potássio (cartilha do Hospital Português). 
O gasto energético de repouso dos pacientes em hemodiálise é mais alto, principalmente durante o procedimento e persiste por 2 horas após a sessão do tratamento. Há estudos que relatam que o gasto energético é de 8 a 16% mais elevado nos pacientes em hemodiálise, mesmo nos dias em que não realizam o procedimento, quando comparados por gênero, idade e Índice de Massa Corporal a indivíduos normais. Isso nos mostra que a ingestão deficiente pode exacerbar ainda mais a condição de déficit nutricional.
De maneira geral, segundo a nutricionista Luciana Rezende, para os indivíduos, em tratamento de hemodiálise, clinicamente estáveis, sedentários ou com atividade física leve, são recomendados de 30 a 35 cal/kg/dia para manutenção do peso e balanço nitrogenado neutro. Já aqueles que estão na faixa superior a 60 anos e, provavelmente, apresentam gastos energéticos mais baixos, recomendam-se 30 cal/kg/dia. Já os pacientes que pretendem reduzir o peso podem ter recomendação calórica mais baixa. Por outro lado, pacientes subnutridos ou com atividade física regular e mais intensa podem necessitar de recomendação mais alta.                            

A anorexia parece ser um dos fatores mais significantes da subnutrição dos pacientes em hemodiálise devido a várias causas:
  • diálise insuficiente,
  • presença de náuseas e vômitos relacionados, principalmente, à instabilidade cardiovascular e fadiga pós-diálise,
  • uso de medicamentos, que pode competir com a ingestão e/ou promover a redução do apetite,
  • disgeusia, talvez causada pela deficiência de zinco ou uso de dietas muito restritivas e pouco palatáveis pelas restrições de sódio, potássio e líquidos,
  • hiperleptinemia, que pode estar relacionada a anorexia e subnutrição,
  • estado hipotalâmico hiperserotoninérgico em decorrência de altas concentrações detriptofano e baixos níveis de aminoácidos.



Depois dessa breve explanação, podemos constatar a fundamental importância do acompanhamento nutricional de uma nutricionista especialista em diálise.


"Nenhuma batalha jamais foi ganha sem o poder do entusiasmo."  (John Lord O Brian)


Vamos lá, amigos, fazer uma alimentação equilibrada e vencer a batalha da desnutrição!!!


Com carinho,

Helô

2 comentários: